Pesquisar
Close this search box.

Pra que serve a contabilidade?

Compartilhe esse post

Já faz tempo que a Contabilidade deixou de lado o mero auxílio ao cliente com cumprimento de obrigações fiscais e tributárias e passou a oferecer serviços de planejamento tributário, estratégico, avaliação das empresas e consultoria para fusões e aquisições.

No entanto, essa visão de mercado e da Contabilidade em si é tida por um perfil diferente de empreendedores.

Uma vez ouvi que as duas pessoas para quem você nunca deve mentir são seu médico e seu contador. Um cuida da sua saúde, enquanto o outro cuida da saúde da sua empresa e de seu bolso. E isso faz o maior sentido!

O contador tem uma importância enorme na vida de uma empresa, pois ele antecede o acontecimento utilizando uma análise preditiva, prevendo situações futuras, decidindo as melhores ações que irão garantir o sucesso nos negócios de seus clientes.

A contabilidade é uma ferramenta de informação para gestores

Muitos desconhecem essa capacidade e importância que o contador possui para ajudar a melhorar os resultados de sua empresa. Isso se deve em grande parte àquela velha imagem do contador emissor de guias, que infelizmente ainda acontece muito nos dias atuais.

Para desfazer a crença de que a contabilidade é somente a simples entrega de obrigações e cálculo de impostos, recentemente tem sido utilizado no meio contábil e corporativo a expressão “contabilidade consultiva”, assunto bastante comentado em palestras e nas redes sociais.

Há que se tomar certo cuidado com isso. O contador, professor e escritor de mais de 180 livros publicados no Brasil e exterior, Dr. Antônio Lopes de Sá traz o seguinte:

“Muita gente não sabe efetivamente o que é contabilidade. Porque entende que contabilidade é apenas escrituração. É apenas um balanço que se demonstra, um lucro que se apresenta, esquecendo-se de que isso é apenas informação. E de nada adianta informar se não sabemos o que fazer com a informação. (…) Ou seja, a explicação dos fatos, a interpretação dos acontecimentos compete exatamente ao contador.”

A contabilidade auxilia na tomada de decisão empresarial

Nesse sentido, a Contabilidade é, por definição, uma ciência que provê informações para a tomada de decisão. O que se ouve hoje em dia como Contabilidade Consultiva é uma nova roupagem dada pelo mercado a algo que é a essência dessa ciência.

E o cuidado está em separar o que é um trabalho sério de um esforço mercadológico para vender mais, porém sem fundamento.

Portanto, a Contabilidade sempre foi consultiva, pois o contador profissional recebe as informações, às registra, acumula, resume e interpreta as situações patrimoniais, financeiras e econômicas que afetam seus clientes, dando o seu parecer para que estes tomem suas decisões.

Assim, com a análise e interpretação dos indicadores, o contador dá o seu parecer orientando o empresário sobre o melhor caminho a percorrer rumo a uma gestão com “Eficácia Máxima”. Como diria o Prof. César Abicalaffe, que atua na área contábil desde 1957:

“Contabilidade Consultiva é, portanto, o produto palpável e aplicável daquilo que você aprendeu desde o início: que a Contabilidade é uma ferramenta de tomada de decisão.”

Contabilidade não é uma mercadoria que se vende, é uma ciência que se aplica profundamente em favor da saúde financeira das empresas e empresários.

Desejamos fortemente que todo o mercado contábil se desenvolva nesse sentido, de forma a sermos verdadeiros parceiros no crescimento e fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, bem como na melhora dos serviços contábeis como um todo.

Afinal, nas palavras de Ray Kroc, fundador do McDonald’s: “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

Esse texto foi produzido por Mariana Teixeira Loureiro, advogada atuante nas áreas Tributária, Trabalhista e Cível. Trabalha na Contac há 8 anos. Desenvolve trabalhos sociais para animais abandonados e cuida de 11 animais resgatados das ruas.

Contato: mariana@contaconline.com.br

Inscreva-se na nossa newsletter

Você também pode gostar