Cada vez mais os colaboradores buscam e valorizam muito sentir-se bem no local de trabalho. Na busca por esse bem-estar, muitas práticas de gestão existem, no sentido de deixar o dia-a-dia e o ambiente de trabalho mais agradáveis e harmoniosos.
Uma delas é levar os pets para o escritório. Afinal, nada melhor do que ter um animalzinho de estimação por perto, não é mesmo?
Várias empresas estão aderindo a esta “moda” de levar os pets ao trabalho, mas para isso, é preciso ter a concordância de todos os envolvidos. Estudos comprovam que os níveis de estresse chegam a diminuir muito e, consequentemente, o hormônio da alegria (a chamada endorfina) aumenta.
Ou seja, é muito gratificante, como se recarregássemos a nossa bateria.
Apesar de se basear em experiências vindas de fora, essa tendência começa a ganhar mais força no Brasil. Como exemplo de adesão a esta novidade, temos as marcas Whiskas e Pedigree que foram as pioneiras, apoiando a ideia desde 2012 até os dias de hoje.
A Google, que por sinal se autodenomina uma ‘empresa canina’, desde 2013 permite que seus colaboradores levem seus bichinhos, possuindo políticas específicas em seus escritórios.
A presença dos animais na empresa é conhecida como “pet day” (dia do bicho de estimação), onde pode-se começar levando o pet em apenas um dia da semana e, conforme a adaptação de todos, a frequência pode ser aumentada.
Nessa prática todos ganham: as pessoas envolvidas, os clientes e os animaizinhos. Vejam como:
- Clientes: no geral sentem o ambiente mais alegre.
- Animaizinhos: ficam super felizes, pois passam mais tempo com seus donos, além de se tornarem mais sociáveis por conhecerem e interagirem com novos animais e pessoas.
- Colaboradores envolvidos: diminuição do estresse, maior colaboração com todos, mais interação, aumento da produtividade e criatividade.
É importante ressaltar que essa prática requer acordos e cuidados claros quanto ao dia-a-dia. Mas é, sem dúvidas uma prática saudável, sendo até considerada nos dias de hoje uma característica desejada em candidatos na fase de recrutamento, para atrair pessoas com os mesmos ideais da empresa.
—
Esse texto foi produzido por Marilia Pieri B. Borelli, formada em Medicina Veterinária. Atua 4 anos no Departamento Pessoal da Contac. Adora organização, é apaixonada pelo seu sobrinho (Theo) e crê em um Deus MARAVILHOSO. Contato: marilia@contaconline.com.br