Pesquisar
Close this search box.

Como planejar em um mundo VUCA

Você já ouviu falar em mundo VUCA? Esse é o acrônimo de volátil, incerto, complexo e ambíguo — o contexto de mundo em que nos encontramos hoje e que impacta as diversas esferas das nossas vidas, em especial os negócios.

Compartilhe esse post

Você já ouviu falar em mundo VUCA? Esse é o acrônimo de volátil, incerto, complexo e ambíguo — o contexto de mundo em que nos encontramos hoje e que impacta as diversas esferas das nossas vidas, em especial os negócios.

Tratam-se de características que demandam de nós uma mudança significativa na forma com que pensamos e tomamos decisões.

Essas mudanças são de várias naturezas: o quanto seu negócio foi ou pode ser afetado por variações nas taxas de câmbio e/ou de juros, mudanças nas leis e regulamentações, surgimento de novas tecnologias que podem deixar seu produto ou serviço obsoletos, preços competitivos estabelecidos em seu mercado, a entrada de um concorrente potente, eventos climáticos e ambientais, mudanças nos perfis e comportamentos dos clientes e consumidores, diferenças de objetivos e atitudes entre as diversas gerações existentes na empresa, dentre muitos outros fatores.

Isso faz com que a previsibilidade seja praticamente impossível e requer de nós uma atitude mais flexível e aberta. Em vez de planejar o futuro podemos nos preparar para responder às mudanças e aos acontecimentos de forma ágil.

Caminhos para navegar no mundo VUCA

Rever constantemente o trabalho que está sendo feito, promover diálogo entre as equipes e áreas, definir papéis e responsabilidades, definir as alçadas de decisão, ter a atitude de experimentar e tomar pequenas decisões são alguns caminhos que podem ajudar a navegar nesse mundo VUCA.

Mais do que planejar, responder às mudanças. Mais do que prever, estar atento aos movimentos do seu mercado. Mais do que centralizar a decisão, estimular a colaboração e auto-gestão.

E junto com isso saber honrar as decisões, erros e acertos que trouxeram o seu negócio até aqui, sem se apegar e se deixar engessar pela voz da experiência.

Afinal:

“A vida é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.” (Albert Einstein)

Esse texto foi produzido por Ana Paula Coscrato dos Santos. Administradora de Empresas, Coach, Facilitadora e Sócia da Contac. É especialista em desenvolvimento humano e de negócios, com foco em transição de vida e trabalho, desenvolvimento de lideranças e equipes e profissionalização e sucessão de empresas familiares. Além disso é dançarina e escritora, ama cachorros e viagens e acredita em novas formas de ver e viver a vida, com mais liberdade, amor e verdade.

Contato: anapaula@contaconline.com.br

Inscreva-se na nossa newsletter

Você também pode gostar