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A importância do líder nas organizações.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, independentemente de sua natureza: seja nas empresas, em cada um de seus departamentos, em escolas, associações, organizações não governamentais, entre outras. Ela é essencial.

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Liderança é uma palavra que nunca será esquecida por todos, pois sempre está em estudos, artigos, reportagens, palestras.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, independentemente de sua natureza: seja nas empresas, em cada um de seus departamentos, em escolas, associações, organizações não governamentais, entre outras. Ela é essencial.

O verdadeiro líder não é aquele que deseja liderar sozinho, mas aquele que trabalha para que todos possam ser independentes e tomar suas próprias decisões.

‘’Um bom líder é quem pode dizer aos outros como realizar o seu potencial; um grande líder é quem pode ajudar os outros a descobrir os seus potenciais por si mesmos.” (Bo Bennett)

Segundo Chiavenato (2010), liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma para os objetivos do grupo ou da organização.

O perfil do líder ideal

Hoje em dia muito se fala no perfil do líder, pois é bem diferente da antiga nomeação chamada de chefe. O líder tem a capacidade de expressar, transmitir de forma clara e objetiva uma direção a ser seguida e conseguir parceiros para esta caminhada que geralmente é árdua.

Ressalto que o líder não é considerado chefe, devido a diferenças entre os conceitos. Chefe é alguém que tem habilidade em se impor, ser autoritário, e não incentiva ou motiva seus colaboradores.

Já o líder é um motivador, pois conduz e inspira seus colaboradores a trabalharem juntos no mesmo ritmo e na mesma direção. Para que uma organização se desenvolva e conquiste seu espaço corporativo, é necessária uma boa liderança que traga benefícios para a empresa, pois uma equipe que é bem conduzida e motivada se torna mais eficiente e executa com eficácia.

Podemos defini-lo como uma espécie de funcionário “chave”, aquele que atua diretamente sobre a equipe de trabalho e que contribui para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo ao grupo e, consequentemente, ao andamento do negócio.

Competências de um bom líder

Compete ao verdadeiro líder, considerando o seu cargo e qualificações, motivar e influenciar positivamente os seus liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados e mantendo a força de vontade e a satisfação da equipe alinhadas, em sintonia com as instâncias superiores da organização.

Uma boa liderança pode influenciar positivamente de diversas maneiras: encorajando profissionais potenciais a ingressarem na empresa; estimulando os colaboradores a produzir mais ou a desempenhar suas funções com eficácia; incentivando os colaboradores a permanecerem e se desenvolverem na empresa.

É importante que as lideranças sempre busquem estrategicamente desenvolver equipes de alto desempenho, que continuem capazes de assumir tarefas e ter competência suficiente para realizar suas atividades sempre com foco voltado para o objetivo corporativo.

“Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer” — Sam Walton.

Esse texto foi produzido por Ruth Anny, Técnica em Administração. Atua na área Fiscal. É uma das Líderes na Pastoral da Criança há 5 anos. Ama sua família e principalmente o seu filho Mateus. Leva a vida com muita fé e alegria no coração.

Contato: ruth@contaconline.com.br

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