Pesquisar
Close this search box.

Abrindo a minha empresa: como saber se a minha ideia é boa?

Contac Gestão e Contabilidade Como validar uma ideia de negócio
E para começar a tirar o seu sonho do papel é necessário saber se a sua ideia é LUCRATIVA ou se ela é realmente ÚTIL na vida das pessoas. Entre o sonho e a realidade existe uma ponte chamada: PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO.

Compartilhe esse post

Esse é o 1º texto de uma série de conteúdos que vai ajudar você a abrir a sua empresa do zero! Acompanhe aqui mesmo no blog todo o checklist de itens para ficar atento ao abrir a sua empresa.

E para começar a tirar o seu sonho do papel é necessário saber se a sua ideia é LUCRATIVA ou se ela é realmente ÚTIL na vida das pessoas. Entre o sonho e a realidade existe uma ponte chamada: PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO. Mas também é importante ficar atento às necessidades dos clientes e ao movimento do mercado.

1 – Minha ideia resolve um problema real?
Identifique junto ao público que você deseja trabalhar uma necessidade mal atendida ou que não é atendida. Empreender é sobre resolver problemas para alguém, lembre-se disso! Inovar dentro de um mercado já estabelecido não é coisa de outro mundo. É necessário estar atento aos detalhes e as necessidades dos clientes.

2 – Qual será o meu diferencial?
Analise seu próprio perfil, pois se identificar com o serviço ou produto é fundamental para não desanimar, seguir estudando e prestar o melhor serviço sempre. Analise como você pode se preparar para se tornar um empreendedor daquele setor. Investigue também seus dons e talentos aptos e quais habilidades você precisa desenvolver para que seu negócio aconteça de forma plena e sustentável.

3 – Pesquise o mercado.
Reúna o máximo de informações sobre o tipo de mercado e empreendimento que deseja atuar. Converse com sua rede pessoal, faça pesquisas na internet, converse com profissionais da área, leia pesquisas de público ou ainda recolha informações em associações e sindicatos.

4 – Construa um plano de negócios
Existem diversas ferramentas para isso. Ao documentar o seu plano diversas respostas serão respondidas evitando muitos erros, diminuindo riscos e incertezas. Defina também seu modelo de negócios respondendo algumas questões:
Qual a minha proposta de valor?
Para quem ela se aplica?
Recursos para colocar em prática?
Qual investimento e projeção de receitas?

5 – Pesquise a viabilidade financeira
Se precisar de financiamento, analise com calma as diversas linhas de créditos para empresas e mantenha um controle do seu fluxo de caixa desde o primeiro dia. Nos próximos dias falaremos mais sobre finanças para quem acabou de abrir um negócio. Acompanhe!

6 – Entre em ação! Mas lembre-se de criar indicadores para medir a sua evolução rumo ao sucesso.
Existem alguns indicadores de crescimento empresarial, mas você irá definir o que melhor expressa o real crescimento da sua empresa. Nesse tópico, os relatórios da contabilidade consultiva são fundamentais para trazer clareza, para que você gestor, tome sempre as melhores decisões!

Esse é um breve resumo sobre quais pontos você precisa estar atento antes de abrir um negócio.

Precisa de ajuda para abrir ou gerir o seu negócio? Conte com a experiência de mais de 40 anos da Contac Gestão e Contabilidade!

Fale com a Contac:
019) 98140-0604 (WhatsApp)
(019) 3589-1733
(019) 3500-8895

Conheça nossas soluções para você aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

Você também pode gostar